Prêmio World's Best School Prizes (em português, Prêmios Melhores Escolas do Mundo




POR QUE A EREF CABROBÓ ESTÁ ENTRE AS 10 ESCOLAS MELHORES DO MUNDO NA CATEGORIA SUPERANDO ADVERSIDADES?

A ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO FUNDAMENTAL EVANDRO FERREIRA DOS SANTOS (EREF CABROBÓ) ESTÁ LOCALIZA NO NORDESTE DO BRASIL! ESTADO DE PERNAMBUCO NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO, CIDADE DE CABROBÓ.

O reconhecimento veio através da participação no concurso internacional World's Best School Prizes (Prêmios Melhores Escolas do Mundo, em português)

Distante sim, desconectados não, família e escola projetando sonhos, promovendo a inclusão, foi o projeto inspirador que levou a EREF Cabrobó ser destaque no mundo

Com a chegada da pandemia em nossa região, as aulas presenciais foram suspensas sem data de retorno, o tempo foi passando, nesse momento foi possível  perceber as  dificuldade em manter os estudantes participando das aulas de forma remota, por falta  de internet, aparelhos e até mesmo de alguém da família para dar esse suporte nas aulas em suas próprias casas, foi então que surgiu a ideia do projeto, Distantes sim, desconectados não, família e escola, projetando sonhos promovendo a inclusão, a gestora Elineide Alves não teve dúvidas quando pensou em implementar o projeto que foi inspirado em atuação educativa de êxito do projeto Comunidade de Aprendizagem, Formação de Familiares.


Os desafios eram grandes! A gestora buscou apoio...fez busca ativa com ajuda de funcionários da escola,  reuniões e lá tivemos a primeira aula inaugural, o encontro contou com o apoio do gestor municipal Galego de Nanai, Liliane Torres coordenadora do programa educação Integral e Nilvanda Rodrigues representado a seduc cabrobó. As mães se fizeram presentes, apesar de faltar algumas, as que vieram falaram dos seus anseios, dos seus sonhos, embora, algumas tenham demonstrado a falta de perspectiva de futuro o momento foi único, de encorajamento!


O projeto formação de Familiares na EREF Cabrobó, iniciado durante a pandemia em 2O21 tinha como principal objetivo alfabetizar mães que durante a assinatura de documentos na escola não sabiam escrever o próprio nome, sendo assim, foi possível perceber que as mesmas não poderiam ajudar seus filhos e filhas NAS AULAS REMOTAS, aproximar esses familiares da escola em um momento crítico de isolamento social dando uma palavra de ânimo, valorizando os saberes construídos, motivaria as participantes a acreditarem na educação e continuarem e descobrirem a necessidade da inserção em um universo formal através da retomada dos estudos. Nas rodas de conversa, a escuta era de suma importância para despertar nas participantes a vontade de seguir com a carreira acadêmica,  tanto para poder ajudar seus filhos e filhas como  para a inclusão no mercado de trabalho formal. A professora Fernanda Sheilania sempre promovia momentos DINÂMICOS E  interativos para atrair a presença das mães. A gestora Elineide Alves juntamente com a coordenadora Pedagógica Luciene Campos além de dar apoio ao projeto na escola, também promoviam passeios para as participantes do programa. A EREF Cabrobó conseguiu transformar os muros da escola em ponte para o seu entorno!  E mesmo em tempos de Pandemia a educação ganhou força. Apesar distanciamento social estavam alí  conectados pelo mesmo sentimento! Ora de medo com as notícias dos jornais ora de coragem e ânimo, assim seguindo os protocolos de segurança os encontros eram presencias para alimentar a esperança, os sonhos as perspectivas de futuro das participantes. A EREF Cabrobó buscou estratégias que levou a mesma a ser reconhecida no mundo, enquanto promotora da superação das adversidades e desigualdades sociais, buscou e está buscando transformar o entorno da escola, envolvendo os familiares na educação dos seus filhos e filhas melhorando o desempenho acadêmico, dos mesmos.


Por Luciene Campos, coordenadora pedagógica da EREF Cabrobó


Nenhum comentário:

DESTAQUES

Prêmio Educador Transformador

 Gestora da EREF, Elineide Alves, se destaca na 2• edição do prêmio Educador Transformador! A professora conquistou o 2• lugar na etapa esta...