Estudantes da EREF protagonizam sobre o dia internacional da Mulher!



  O dia 8 de março tem um significado especial para o mundo feminino, pois comemora-se o Dia Internacional da Mulher Entretanto, nem todo mundo sabe os motivos desse dia ser especialmente reservado às mulheres. A data reúne reivindicações femininas, em diferentes anos, que transformaram não só os direitos, mas a vida de todas as mulheres.

 Em 1857, o dia 8 de março foi marcado por uma greve de trabalhadoras de uma fábrica têxtil de Nova York, que buscavam direitos iguais e melhores condições de trabalho. 

  Já no dia 8 de março de 1908, as comerciantes de agulhas de Nova York relembraram o episódio de 1857 e fizeram questão de protestar a favor do voto feminino.

O problema foi que as duas reivindicações acabaram reprimidas pela polícia norte-americana. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado nos Estados Unidos,  no dia 28 de fevereiro de 1909, em memória aos protestos femininos.  

 Na Europa, ele passou a ser celebrado no dia 19 de março de 1911, ano em que, finalmente, as trabalhadores tiveram seus direitos concebidos.

 As leis trabalhistas só foram modificadas depois uma tragédia envolvendo, em sua maioria, mulheres: a morte de 145 trabalhadores durante um incêndio em uma fábrica de tecidos em Nova York, no dia 25 de março de 1911.

 O dia 8 de março foi, então, concebido como uma homenagem às mulheres, durante uma conferência feminina na Dinamarca.

  Por muitas décadas o dia 8 de março acabou sendo esquecido, mas movimentos feministas, especialmente entre as décadas de 1960 e 1970, fizeram de tudo para que a data continuasse sendo um marco histórico. 

  Em 1977, a ONU, Organização das Nações Unidas, passou a adotar o dia para relembrar as conquistas femininas, e, desde então, a força das mulheres só tem crescido a cada ano.

Fonte aqui

Nenhum comentário:

DESTAQUES

Entrega kit escolar EJA EREF Evandro!

  Entrega kit escolar EJA EREF Evandro! As estudantes da turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola Evandro Ferreira receberam a ...