6 DE MARÇO DATA MAGNA DE PERNAMBUCO


O dia 6 de março está instituído como a Data Magna de Pernambuco em alusão à eclosão da Revolução Pernambucana de 1817. Desde 2018, a data passou a ser feriado estadual. De acordo com o professor de história Veridiano Santos, Pernambuco tem uma trajetória de luta e resistência contra a opressão da monarquia portuguesa.

“Pernambuco tem uma história de vanguarda nas lutas contra o centralismo do império. Quando a gente celebra a Data Magna, nós estamos nos encontrando com nossa própria história, com nossa identidade, com as lutas do nosso povo pelas liberdades e pelo direito”, explica o docente.

Pernambuco foi palco de uma república à parte, livre da Coroa Portuguesa, durante um pouco mais de 70 dias. No século XIX, a maçonaria uniu forças com clero católico esclarecido. Ambos lutavam pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. A Revolução Pernambucana de 1817 constituiu-se, assim, um governo republicano e liberatório forjado por uma Constituição Provisória.


 FONTE:

NOTÍCIAS & EVENTOS

Nenhum comentário:

DESTAQUES

Entrega kit escolar EJA EREF Evandro!

  Entrega kit escolar EJA EREF Evandro! As estudantes da turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola Evandro Ferreira receberam a ...