Proclamação da República


 Proclamação da República 

A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 e foi motivada pela insatisfação de diferentes grupos da sociedade, sobretudo os militares, com a monarquia. 

 
 

"A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e foi resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia. Havia insatisfação entre os militares com salários e com a carreira, além de eles exigirem o direito de manifestar suas posições políticas (algo que tinha sido proibido pela monarquia). 

 
 

Havia também descontentamento entre elites emergentes com a sub-representação na política da monarquia. Grupos na sociedade começavam a exigir maior participação pela via eleitoral. A questão abolicionista também somou forças ao movimento republicano. Esses grupos se uniram em um golpe que derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil." 

 
 

Veja mais sobre "Proclamação da República" em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/proclamacaodarepublica.htm 




 
 

Nenhum comentário:

DESTAQUES

EREF Cabrobó retoma nesse ano de 2024 a atuação Grupos Interativos de Aprendizagem.

EREF Cabrobó retoma, nesse ano de 2024, a atuação “Grupos Interativos de Aprendizagem”.  A EREF Cabrobó acolheu na última quinta-feira, dia ...