Proclamação da República


Proclamação da República


 O Dia da Proclamação da República do Brasil é comemorado anualmente dia 15 de novembro. Esta data foi instituída como feriado nacional pela Lei nº 662, de 06 de abril de 1949.

A Proclamação da República do Brasil foi realizada em 15 de novembro de 1889

Origem da Proclamação da República do Brasil

Após a Guerra do Paraguai, os militares brasileiros passaram a exigir mais reconhecimento por parte do governo.

A oposição ao Império também partiram da igreja, pois o Imperador detinha o poder de interferir na organização do clero no Brasil. O incidente da "Questão Religiosa" provocou um grande descontentamento nos bispos, padres e demais membros da Igreja Católica.

Porém, o fato que potencializou o movimento republicano foi a abolição da escravatura, através da Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888.

Os grandes proprietários rurais escravocratas também passaram a se opor ao império, pois não receberam nenhum tipo de indenização pela perda da propriedade dos seus escravos.

Sem querer provocar uma guerra fratricida entre os brasileiros, Dom Pedro II aceita ser expulso do Brasil na madrugada do dia 16 de novembro.

 https://www.calendarr.com/brasil/proclamacao-da-republica/

Nenhum comentário:

DESTAQUES

Encerramento do primeiro semestre letivo na EJA

  Tarde de muita emoção na EJA! Porque a VIDA É AGORA! Parabenizamos as estudantes guerreiras da EJA por terem concluído o 1° módulo dessa e...